sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reflexo Incondicionado na Analise do comportamento

Atualmente é uma preocupação da psicologia moderna, definições e conhecimentos sobre como as pessoas se comportam e como aprendemos e fazemos relações entre eventos. Já se perguntaram o por quê de uma criança chorar de medo ao ouvir o barulho da maquina do dentista ? Ja se perguntaram como aquele belo prato de comida nos faz sentir a boca cheia de agua ?

Vamos explorar os conceitos de reflexo inato e reflexo condicionado e mostrar como esses processos acontecem e por que sao tao importantes para o entendimento do comportamento humano em suas manifestações.

Para falar em reflexos na Analise do Comportamento devemos voltar na história onde vamos encontrar um personagem chamado Ivan Petrovich Pavlov ( 1849 / 1936 ).
Pavlov foi um fisiologista Russo que ganhou o Nobel de Medicina, mas é conhecido até hoje pelos seus achados e contribuições a Psicologia.


Ivan Petrovich Pavlov

Pavlov estudava o sistema digestivo de cães apresentando diversos tipos de comida e media a quantidade de saliva que era produzida. No entanto Pavlov começou a perceber que a saliva era produzida mesmo quando a comida não era apresentada.
Observando o que acontecia, Pavlov percebeu que a comida quando pareada a outros estimulos no ambiente sinalizavam a presença da mesma e como consequência produzia as mesmas reações fisiológicas em seus cães que a presença real da comida.

Estava descoberto o Reflexo Condicionado.

Para falar sobre o Reflexo Condicionado precisamos antes entender o que é o reflexo incondiconado. O reflexo incondicionado também conhecido como comportamento respondente é definido como uma resposta que é filogenéticamente instalada no individuo e de regra geral esta ligada a sobrevivencia.


É eliciado por um estimulo incondicionado, ou seja, que naturalmente produza uma resposta quase sempre sem o controle ativo do organismo. Por ser incondicionado é correto dizer que a resposta é eliciada sem nenhum tipo de historia previa de pareamento. Como exemplo podemos citar que em um dia de muito calor o corpo produza suor ou quando existe uma luz muito forte , a pupila se contraia.


Pavlov para falar de Estimulo incondicionado e respostas Incondicionadas partiu das suas observações sobre a sua experiencia, onde a comida sempre eliciava a salivação nos cães. Para tal relação Pavlov chamou a comida de Estimulo Incondicionado e a salivação de Resposta Incondicionada. Para essa relação entre estimulo incondicionado e resposta incondicionada, Pavlov usou o termo reflexo Incondicionado.Um estimulo incondicionado vai eliciar uma resposta incondicionada ou automatica.


A ilustração abaixo mostra o processo de Comportamento Respondente ou inato.



Alguns exemplos de reflexos incondicionados e respectivas respostas incondicionadas são :




Reflexo Incondicionado e a Origem das Espécies

O reflexo incondicionado como dito anteriormente é selecionado filogenéticamente. Mas o que quer dizer isso ? Quando dizemos filogenéticamente, queremos dizer que o reflexo esta impresso no organismo em seu DNA e fazem parte de toda uma espécie.
Lembra que quando falei no Reflexo incondicionado, foi dito que geralmente ele esta ligado a sobrevivencia da espécie ?

Pois bem, o reflexo incondicionado acabou sendo impresso no organismo pois contribuiu para a sobrevivencia da espécie. O behaviorismo Radical tem uma grande base na Evolução das Espécies de Charles Darwin. A Seleção Natural das especies também depende dos reflexos incondicionais. Por exemplo, um animal que nasceu com uma alteração biológica onde o frio intenso a faz tremer e essa reação tem a função de tentar aumentar a temperatura corporal e sinalizar a morte serviu como um diferencial entre os individuos que ao expostos ao frio morriam e aqueles que ao tremerem, sabiam que precisavam aumentar sua temperatura rapidamente.
O cruzamento entre os organismos que possuiam o reflexo de tremer ao frio foi sendo passado de geração em geração e gerou herdeiros com esse reflexo instalado, entao todos os individuos pertencentes ao grupo adquiriram filogenéticamente o reflexo de tremer ao frio e portanto sobreviveram. Aqueles que não tinham o reflexo incondicionado de tremer morreram. O reflexo incodicionado teve a função de modificar organismos para serem mais fortes e mais adaptados ao ambiente.


No proximo texto vou falar um pouco mais sobre o reflexo Condicionado, que foi desenvolvido a partir dos conceitos de Reflexo incondicionado. E esses dois conceitos sao importantissimos, tendo em vista que foi a partir deles que Skinner começou a desenvolver os conceitos de comportamento Operante e revolucionar o próprio paradigma da Psicologia.