sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reflexo Condicionado

Como prometido no outro texto Reflexo Incondicionado na Analise do Comportamento, vou discutir com essa continuação o conceito de Reflexo Condicionado e por que ele é importante dentro do que veio a se configurar como Analise do Comportamento.

O Reflexo Condicionado

O Condicionamento Reflexo foi descoberto quase que por um acidente, Pavlov percebeu que o som dos seus passos foram pareados diversas vezes com um pedaço de carne que era dado aos cães e após um curto espaço de tempo, mesmo que não se apresentasse a comida, apenas com o som dos passos os cães começavam a salivar. O pareamento entre um estimulo incondicionado ( Comida ) e um estimulo netro ( som dos passos ) foi capaz de produzir uma resposta condicionada.

Pavlov quando notou que os cães respondiam salivando apenas com o som dos seus passos, começou a fazer expêriencias. Na sua pesquisa, adotou o seguinte procedimento : Antes de apresentar a comida, um estimulo sonoro era tocado, como campainhas. Apos algumas vezes que esse estimulo neutro era apresentado antes da comida, foi percebido que esse estimulo por sí só ja eliciaria o comportamento de salivar.




A ilustração abaixo mostra o processo do Pareamento de um estimulo Neutro ( Sn ) com um estimulo Incondicionado ( Si ) que a principio elicia uma resposta incondicionada ( Ri ) e no fim ela se transforma em uma resposta condicionada ( Rc )


Colocando o diagrama acima no exemplo.

Na Etapa 1 do procedimento de Pavlov, podemos dizer que a Comida ( Si ) eliciava a salivação ( Ri ). Na etapa 2, adicionamos um estimulo Neutro que no caso foi o som dos passos do Pavlov ( Sn ) precedendo a apresentação da Comida, entao percebemos que houve um pareamento entre o som dos passos de Pavlov ( Sn ) com a apresentação da Comida ( Si ). Na etapa 3, o som dos passos de Pavlov se tornou um estimulo condicionado ( Sc ) e agora produzem uma resposta igualmente condicionada ( Rc ). A partir disso, a comida não precisaria ser apresentada para que o som dos passos de Pavlov eliciem o comportamento de Salivar.

Diferentemente do Reflexo incondicionado que é controlado filogenéticamente, o reflexo condicionado é controlado Ontogenéticamente, pois é necessária uma história prévia de pareamentos.

O Condicionamento Reflexo ou Pavloviano é muito comum na nossa vida. Agora com esses novos conceitos, podemos responder as perguntas feitas no texto de Reflexos incondicionados com facilidade. A criança chora ao ouvir o barulho da maquina do dentista pois em sua vivência, o som da maquina ( Estimulo Neutro ) era pareada com a dor ( estimulo incondicionado ) que a mesma provocava. Em algumas sessões de tratamento com o dentista, o som da maquina por sí só foi capaz de eliciar ansiedade, medo e todos os respondentes que foram pareados no momento do uso da maquina.

Um exemplo bem interessante são os dos Eskimós da região do Alaska. Um reflexo incondicionado caracteristico a espécie humana é que quando sentimos dor intensa ou quando estamos muito tristes, choramos. É um reflexo incondicionado comum ao homem. Porem no Alaska o homem não pode chorar.

O reflexo incondicionado é alterado para o condicionado de não chorar, o estimulo que leva ao choro produz uma outra resposta. Geralmente, quando sentem dor ou quando estão muito tristes, os eskimós dao risada. Um reflexo incondicionado que se transformou em condicionado ontogenéticamente. O organismo deles foi modificado, pois o frio é tão intenso que quando se chora, as lagrimas imediatamente se congelam e com isso ferem os olhos gravemente.

Vejam, o organismo se modificou alterando um reflexo incondicionado para que o organismo se adaptasse ao ambiente. Aqueles que choram sofrem danos oculares, os que não possuem mais essa resposta se mantem intactos.

Algumas leis são importantes quando falamos em Reflexo Condicionado. São elas :

1 - Um estimulo Neutro só adquire poder de eliciar resposta incondicionadas se ele for apresentado logo antes do Estimulo Incondicionado
2 - Quanto mais o estimulo neutro for pareado com o estimulo incondicionado, mais poder de eliciar a resposta ele adquire.
3 - Quanto menor o tempo de ocorrência entre um estímulo neutro e um incondicionado, mais eficiente será o condicionamento.
4 - Em alguns casos os fatores biológicos interferem na capacidade de um estimulo neutro se tornar um estimulo condicionado.

Pavlov foi um marco dentro da Psicologia, pois foi através das suas idéias que outros grandes nomes começaram como o grande expoente do Behaviorismo Radical B. F. Skinner. É interessante citar que Pavlov utilizou o termo "Reforçador" quando discorria sobre o efeito do alimento no condicionamento de uma cachorro a salivar ao som de uma campainha. O Alimento reforçava a conecção entre um estimulo neutro e a salivação. ( Keller, F. S. 1969 ).

Skinner partindo dos trabalhos de Pavlov sobre o condicionamento respondente, começou a teorizar e conceber o conceito de condicionamento operante e com isso revolucionar todo o paradigma vigente dentro da Psicologia. Mas o Condicionamento Operante vai ser melhor discutido em um proximo texto.

Referencias : Keller, F. S. 1969; Aprendizagem : Teoria do Reforço. (pp 7-14)

14 comentários:

orlando disse...

Marcelo quando descascamos uma cebola os olhos começam a lacrimejar,acredito ser um reflexo incondicionado.Ao cortar a pele do braço o sague que sai do ferimento pode ser considerado um reflexo caso positivo condicionado ou incondicionado?

Marcelo C. Souza disse...

Ola Orlando.

Seu exemplo sobre a cebola produzir uma resposta de lacrimejar como reflexo incondicionado esta correto. Em um primeiro momento, lacrimejar na presença de uma cebola sendo cortada é um R.I. mas pode se tornar um reflexo condicionado se existir um pareamento com um Estimulo Neutro e esse estimulo neutro adquirir a função do Estimulo Incondicionado.

Com relação ao exemplo do corte e do sangramento eu posso dizer que não é nem um reflexo condicionado e nem um reflexo incondicionado.

O sangrar é um ato mecanico, não pode ser considerado comportamento e nem reflexo.

O problema maior é a definição de comportamento. Hoje se define comportamento como uma relação entre um estimulo discriminativo com um consequente a uma resposta.

O ato de sangrar é mecanico. É como questionar se o crescimento das unhas é comportamento ou é um reflexo.

Atos mecanicos inerentes não podem ser considerados comportamento e nem reflexos ok ???

abraços

Anônimo disse...

Olá marcelo, tudo bom??
primeiramente gostaria de elogiar o ótimo conteúdo do blog e em seguida gostaria de tirar uma dúvida.....
"REFLEXO INCONDICIONADO", É A MESMA COISA QUE "COMPORTAMENTO RESPONDENTE NÃO CONDICIONADO"??
outra dúvida....
"REFLEXO CONDICIONADO", É A MESMA COISA QUE "COMPORTAMENTO RESPONDENTE CONDICIONADO"??

Muito Obrigado brother....tudo de bom!!!

Marcelo C. Souza disse...

Ola anonimo

Bom, vamos la.

Quando falamos em Reflexo incondicionado, já estamos falando em um respondente incondicionado ( como o tremer na presença de frio ), o mesmo ocorre quando falamos em reflexo condicionado que já supoe que um incondicionado se tornou condicionado pelo pareamento de um estimulo neutro ( como o barulho da maquina do dentista nos fazendo ter respostas de ansiedade ).

É importante ressaltar que o termo comportamento não é ação no ambiente e sim uma relação entre uma resposta a um estimulo discriminativo e um consequente.

Qualquer duvida, estou a disposição.

abs

Anônimo disse...

Marcelo,MUITISSIMO OBRIGADO pela resposta!!
gosto muito da forma como vc trata os assuntos do blog, sempre de forma clara,simples e elucidante!
MAIS UMA VEZ OBRIGADO!!

cris disse...

Ola Marcelo.... existe alguma diferença entre analise do comportamento e analise EXPERIMENTAL do comportamento??

Marcelo C. Souza disse...

Ola Cris

É muito comum essa confusão.

Como propõe Carvalho Neto em 2002, a Analise do comportamento é amplitude da pratica Behaviorista, com suas sub areas. São Elas :

1 - Behaviorismo Radical - Filosofia da ciência que embasa epistemológicamente a analise do comportamento.

2 - Analise Aplicada do Comportamento - Uma ciência aplicada

3 - Analise Experimental do comportamento - Se refere a uma ciência básica que através dos pressupostos Behavioristas radicais valida seus métodos.

Ppodemos dizer entao que a Analise do Comportamento é composta do Behaviorismo radical, Analise Aplicada e Analise Experimental.

O Behaviorismo Radical é a base epistemológica, os experimentais testam e fazem pesquisas e os aplicados, vão utilizar os dados validados dos experimentais para a aplicação em diversos setores como a Clinica por exemplo.

Abraços

GANDRA disse...

Fala Marcelo tudo bom?
Então .....não sou psicólogo mas depois que conheci o behaviorismo comecei a me interessar pelo assunto, no seu perfil esta escrito “Atualmente me dedico a atendimento clinico e COORDENAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO”
Gostaria de saber .....você dá algum curso de iniciação a analise do comportamento??
Estou lendo meu segundo livro sobre o assunto, mas ainda tenho MILHÕES de dúvidas sobre o primeiro....... estou precisando de uma força, você dá aula particular??
Moro em santo André ....fica muito longe do seu consultório??
Bem, de qualquer forma obrigado pela atenção!
Tenha um bom dia....

Marcelo C. Souza disse...

Bom dia Gandra.

Então, no ano de 2011 vai ser realizado o 3 ano do curso livre de Entendimento ao comportamento humano. E sou o professor de conceitos basicos da analise do comportamento.
Pelo que entendi, essa é o seu maior interesse.

Sobre aulas particulares, poderia sim ser dado, o conteudo é diferente por você não ser psicólogo. Nesse caso, nao podem ser abordadas tecnicas de analise e modificação do comportamento e sim conceitos históricos e epistemológicos.

Eu estou no bairro de Pinheiros em SP, pertinho do Hospital das Clinicas.

Qualquer coisa, pode me escrever no meu email que lhe darei maiores informações do curso.

marcelocds11@gmail.com

abraços

Anônimo disse...

Oi Marcelo!! Sou aluna de psicologia tambem,estou no 1 periodo e adorei esse texto,faremos uma experiencia c ratinhos la n facu sobre esse assunto,ja aprendi bastante c seu texto rsrs... um abraco!! Shirley Castro

Marcelo C. Souza disse...

Fico super feliz quando os alunos entendem a materia com meus textos. Volte sempre ok ?
Um grande abraço

Daisy disse...

olá, Marcelo! gostaria que você me explicasse como fica um esquema de condicionamento respondente no qual a obesidade e os alimentos calóricos se tornem estímulos aversivos condicionados? Indique os estímulos e respostas.Preciso entender melhor para estudar Transtornos alimentares. Grata!

Marcelo C. Souza disse...

Ola Daisy.

Veja que a pergunta é super simples de responder.

Se você der uma lida com atenção ao texto e dar uma olhada nas imagens de instalação de reflexos condicionados vai saber responder facilmente a sua questão.

Lembre-se que para um reflexo ser condicionado, ele precisa estar pareado a um estimulo neutro. A dica é essa ok ?

Um grande abraço

Daisy disse...

Oi Marcelo,
Quero agradecê-lo pela ajuda tão prontamente atendida. Realmente, seu texto está bem escrito e de fácil compreensão. Obrigada pela dica!
Abraços
Daisy