quinta-feira, 23 de abril de 2009

8 perguntas sobre Anorexia e Bulimia

Uma Leitora do Blog me enviou algumas perguntas sobre Anorexia e Bulimia. Como as perguntas são otimas. Decidi publica-las

1 ) Apesar de serem mais comuns na adolescência, a anorexia e a bulimia podem aparecer depois dos 30 anos?
R - Sim, é possivel aparecer a bulimia e Anorexia depois dos 30 anos. Um exemplo disso é aquela moça que participou do BBB. Lembra que ela era bulimica e foi exposto ao pais todo atravez do programa ? É mais comum na adolescencia pela propria caracteristica da adolescencia. Mas nada impede a manifestação tardia.

2) Há alterações corporais que podem levar a essas doenças após os 30 anos? Quais e por quê?
R - Apesar de ter muita gente tentando fazer uma relação entre neurotransmissores e psicopatologias. Eu acredito que no caso da Anorexia e bulimia a maior alteração é ambiental ( Socio - Historicas ) e sustentada por contingencias propricias ao aparecimento do problema. Contingencias essas que podem ser familiares e culturais ou as duas ao mesmo tempo. Filogeneticamente nao faz sentido o comportamento de emagrecer o maximo possivel por auto imagem corporal ou jogar pra fora o alimento que vai sustentar. Mas culturalmente faz todo o sentido analisando as contingencias que sustentam a nossa cultura do que é e o que nao é esteticamente bonito. Cabe dizer que recentes estudos parecem demonstrar que a Anorexia tem um fundo genetico.

3) Que sintomas mostram que a pessoa está com bulimia ou anorexia?
R - No caso da Anorexia se percebe mais frequentemente uma baixa de energia e de atividades no começo. Como a pessoa nao se alimenta, ela nao tem energia para realizar tarefas. Esta sempre cansada e dorme com dificuldade.
Tambem se percebe que a pessoa começa a se recusar a almoçar ou comer na presença de pais ou amigos. Depois de um tempo, geralmente o 1º mes, a perda de peso é muito evidente. Nesse caso é importante ficar alerta pois pode estar sinalizando o problema. Geralmente pais e professores tendem a ignorar o problema por achar que é "coisa da idade". Quando percebem infelizmente o problema ja esta em um estagio avançado e nao é raro que a pessoa chegue a inanição e morra ou que tenha problemas permanentes de saude com danos ao coração e rins principalmente. Um outro fator importante é que a menstruação para.
No caso da Bulimia fica bem mais complicado perceber. Pois a pessoa se alimenta normalmente e depois se utiliza de estrategias como os laxativos e a indução do vomito. É frequente na Bulimia que apareça com o Comer Compulsivo. Onde a pessoa ingere enormes quantidades de alimento como 30 mil calorias em 10 minutos e para lidar com a ansiedade e a culpa acaba induzindo o vomito ou usando laxantes poderosos. Alguns sinais podem ser percebidos como fraqueza, caimbras, hemorragias no estomago e esofago e a destruição completa dos dentes pelos efeitos dos acidos do estomago.

4) Até quantos quilos as pessoas com esses distúrbios chegam a perder?
R - Geralmente começam a perder peso e só param quando sao forçadas a comer ou chegam na inanição e precisam de internação para alimentação. Nao existe um parametro, mas existem mulheres com 27 anos pesando 30 Kgs. É chocante mesmo.

5)As mulheres costumam apresentar mais esse tipo de doença. Há estimativas de qual porcentagem das mulheres apresentam esses distúrbios?
R - Quando falamos em Anorexia e Bulimia a estimativa é que entre 85% a 95% dos portadores sao do sexo feminimo. No homem tambem acontece. Mas no homem a frequencia da Vigorexia é muito mais alta.

6) As causas são psicológicas ou físicas (ou ambas)? É possível definir qual o peso de cada um desses fatores?
R - As causas sao multifatoriais. Estudos mostram que tem um fundo genetico nos transtornos alimentares. Mas fatores como alterações hormonais de certos agentes ( Serotonina - Dopamina - Noradrenalina e outros hormonios relacionados tambem ao comportamento alimentar ), causas Psicologicas e Sociais/culturais tem uma grande parte no aparecimento e desenvolvimento do problema. Nao é possivel definir o peso de cada uma delas pois cada paciente é unico e é preciso alem de enchergar a topografia do comportamento, observar a função do comportamento. Todas as pessoas tiveram um historico de vida diferente, portanto o que aconteceu como gatilho para uma pessoa nao aconteceu para a outra. É preciso analisar cada caso como um caso unico.

7) Por que é tão difícil se livrar dessas doenças? Quais as principais dificuldades?
R - É muito dificil lidar com a Anorexia e a Bulimia pois estao sempre acompanhadas de Depressão e ansiedade muito alta. O tratamento é aversivo pois temos que fazer a pessoa comer e ganhar peso contra a vontade dela. O tratamento fica muito complicado por que ele é forçado, nao temos a ajuda do paciente. Muitas vezes a alimentação é feita por tubos direto no estomago. A alimentação é especial tambem, ja que o corpo nao tem força nem para digerir alimentos solidos. Geralmente a dieta nos casos mais graves é pastosa .Dentre os transtornos mentais a Anorexia e a Bulimia sao os que mais matam. Seja por decorrencia direta do transtorno como uma parada cardiaca por falta de potassio ou pelo suicidio.
Estatisticas mostram que de 10 a 15% dos pacientes com esse transtorno vao morrer antes ou durante o tratamento e que 2 a 5% vao cometer suicidio. Só nos EUA, cerca de 100 mil mulheres morrem por ano em decorrencia da Anorexia. A pessoa com anorexia ou bulimia tem uma auto estima muito fragil e podem se tornar violentas e muito agressivas quando confrontadas. Geralmente aparece o Transtorno Dismorfico Corporal. O que piora mais ainda o problema. Algumas anorexicas podem apresentar comportamentos Psicoticos tambem.

8)Quais as consequências físicas e psicólogicas para quem enfrenta um desses distúrbios?
R - O tratamento da anorexia envolve varios profissionais. Psicologo, Psiquiatra, Nutricionista etc...
Dependendo do estagio do problema algumas marcas sao irreversiveis. Danos ao coração, rins, figado por falta de vitaminas em tempo prolongado. Ulceras tanto no estomago quanto no esofago provocadas pelos acidos do estomago, destruição completa dos dentes e calosidades dos dedos. Os danos psicologicos tambem sao marcantes. É necessario intervenções psicoterapicas ( a Psicoterapia Comportamental e a Comportamental Cognitiva tem os melhores resultados observados ) intensas no sentido de lidar com a Frustração, auto estima, depressao, ansiedade, compulsao, ideação suicida entre outros problemas graves.

A anorexia e a bulimia é um transtorno serissimo que infelizmente nao é dado valor que merece. Principalmente pelos meios de comunicação. E para piorar, ainad existem grupos pró Anorexia e pró Bulimia. Sao pessoas que precisam de tratamento e só com informação vamos mudar o quadro.

3 comentários:

Anonymous disse...

Parabéns pelo seu artigo Dr. Marcelo, está muito bem escrito e é muito real!

Eu conheço um caso, que para mim é óbvio mas que para as pessoas mais próximas da doente pode não ser.

Aproveito para lhe colocar uma questão concreta: qual é a melhor maneira de se abordar a própria doente, uma vez que a pessoa em causa tende a negar o problema:

confrontando-a directamente? ou, então, qual a forma mais adequada de o fazer?

Penso que, em muitos casos como este, a maioria dos familiares não sabe como agir, de que forma deve "abordar o assunto" para que a doente possa aceitar a ajuda, que (tanto) precisa.

Marcelo C. Souza disse...

Ola.
Como nao deixou um email em especifico para a resposta vou responder aqui. Provavelmente a sua duvida vai ajudar outras pessoas.

Bom, acredito que a melhor maneira de abordar uma pessoa que se suspeita que tenha o problema é com cautela.

Primeiramente é necessario observar e pesquisar um pouco sobre o assunto. O segundo passo a ser dado quando se constata o problema é a abordagem direta e honesta. Sem ser punitivo e nem moralista. É importante que a pessoa em questao nao se sinta ameaçada. Pois a tendencia natural é a negação ( principalmente na anorexia ). A conversa em primeiro momento é fundamental. Se tiver um medico de familia onde ja tenha se estabelecido uma relaçao de confiança com o "doente" melhor ainda.

Em alguns casos, principalmente quando a perda de peso é muito grande ou quando ja se tem comprometimentos fisicos serios, nao tem outra opção : É necessario a FORÇA. A internação é fundamental, pois a anorexia / bulimia leva a morte. Seja por ataque cardiaco seja por inanição.

O tratamento é muito aversivo para o cliente pois é necessario que ele coma e se estabeleça todos os nutrientes que o corpo precisa.

O tratamento é longo, mas que em grande maioria dos casos da certo. Desde que familia - Cliente - Equipe se comprometam com o tratamento.

Geralmente o tratamento é Medico, Psicologico e Nutricional.
Obrigado por ter acompanhado o Blog e até uma proxima postagem.

Abraços

Ana Vaza disse...

Boa noite, ao ler este blog revi-me e venho pedir ajuda.
Sou anorética, segundo os médicos, há alguns anos. Tmbém tenho fase de bulimia e sou bipolar.

Como a minha família já não consegue ajudar nem seuqer ouvir-me não tenho nínguem para falar quando estou pior.
A caminho dos trinta anos será que irei ficar crónica?
Já tive internada diversas vezes e conheci uma senhora mais velha que é crónica. Além disso, estes tipo"ameaçaos de atauqe cardiáco" não me deixam dormir. Hoje aconteceu, por isso estou a escrever pois não consigo dormir enquanto os comprimidos não tentarem ajudar. Os musculos da boca ficam de lado, a parte esquerda do antebraço totalmente presa e contraida e, muita falta de ar, tonta e sem conseguir falar. Será isto o início..??
Mesmo que seja, não consigo mudar a minha vida...:(

Obrigada!