sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Por que as mulheres não gostam de ouvir a palavra GORDA ?


A imagem acima é muito interessante já que retrata perfeitamente ( com bom humor, é claro ) como se desmonta uma mulher em qualquer discussão. Algumas amigas relatam que sentem até nervoso e ansiedade apenas em se imaginar na situação onde são chamadas de gordas.

Mas por que as mulheres tem um grande problema com a palavra "gorda" ou com o peso ?

A resposta é muito simples. O padrão de beleza estabelecido na sociedade brasileira é o da magreza e da mulher malhada, com muitos músculos. Não existe espaço para as gordinhas em muitos lugares da sociedade, desde um simples encosto no Ônibus, até eliminação sumaria de concursos públicos. Os exemplos são muitos, recentemente o Fantástico denunciou que professoras aprovadas em concurso publico foram descartadas por serem obesas e ninguém queria admitir isso, sendo que o direito básico dessas pessoas foi quebrado quando até os prontuários foram negados ( clique aqui para ver a matéria ).

Podemos dizer que houve um pareamento entre a palavra GORDA com uma série de estimulo aversivos e punitivos, que estabeleceram um valor negativo para essa palavra no universo feminino. Assim como o som da broca do dentista provoca arrepios em grande parte da população brasileira, o simples pronunciar da palavra GORDA para a imensa maioria das mulher provoca uma série de respondentes muito desagradáveis como ansiedade e angustia, o que leva a um quadro de humor deprimido.

Desparear a palavra gorda de um estado negativo para outro sem valor é especialmente difícil, e vai ser preciso um bom tempo de reforçamento diferencial para que esse pareamento perca o poder de eliciar respondentes.

A mulher se sentir triste quando é chamada de gorda, ( mesmo quando não está ) é resultado de um condicionamento operante.

Creio que existe muitos pareamentos que já viraram parte de nossa vida e que nem nos damos conta. A analise do comportamento está sempre estudando esses processos que podem deixar nossa vida especialmente mais difícil ( ou muito mais fácil ).


2 comentários:

Curiosa da Vida disse...

gostei muito de teus textos, Marcelo ... em especial deste sobre a palavra 'gorda', tabu atualmente ...cheghamos ao absurdo dessas professoras que foram recusadas em concurso público ... vivemos uma atualidade surreal, mas estamos impossibilitados de ver, justamente por ser surreal ...
um abraço pra vc ...

Marcelo C. Souza disse...

Ola curiosa

Tudo bom ?

Obrigado pelo elogio aos textos.
Estou sempre tentando falar de algo interessante sem usar tanto termo técnico. Coisas que também fazem parte do nosso cotidiano.

Volte sempre ok ?

Um grande abraço