segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cognição Social na esquizofrenia : uma revisão de conceitos

Autores : Juana Teresa RODRÍGUEZ SOSA; Rafael TOURIÑO GONZÁLEZ

Archivos de Psiquiatría. 2010; 73:9 (12-noviembre-2010)


A cognição social se refere a como as pessoas pensam sobre elas mesmas e os outros. É um fato conhecido que a cognição social está deteriorada nos indivíduos com esquizofrenia. Recentes investigações sobre cognição social na esquizofenia têm mostrado uma relação entre a cognição social, a neurocognição e o funcionamento psicossocial. A cognição social poderia ser um importante objetivo no tratamento farmacológico e psicossocial. O propósito deste estudo é oferecer uma revisão da cognição social na esquizofrenia, apresentar alguns dos instrumentos válidos para avaliar a cognição social e revisar e melhorar os principais programas de intervenção.

Palavras Chave: Cognição social, Esquizofrenia, Teoria da Mente.

INTRODUÇÃO

Na década de 50 com o começo da psicofarmacologia a atenção da comunidade científica se focalizou inicialmente no controle da sintomatologia positiva da esquizofrenia. Posteriormente na ultimas décadas os estudos se detiveram nos sintomas negativos e na deterioração cognitiva atendendo ao funcionamento executivo, atenção e memória. O estudo da cognição social se inicia na década dos anos 90 quando de forma empírica se demonstrou que esta possui uma relevância funcional como variável mediadora entre a neurocognição e o nível de funcionamento social. Assim se desenvolveram novas intervenções centradas nos diferentes componentes que formam a cognição social (processamento emocional, percepção social, teoria da mente, esquemas sociais, conhecimento social e estilo atribucional). O critério kraepeliano que considerava a deterioração cognitiva como sintoma nuclear da esquizofrenia assim como a importância assinalada por Bleuler acerca dos sintomas deficitários na afetiviidade se renova nos últimos anos e levantam uma nova perspectiva dessa enfermidade.

O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão do conceito de cognição social e de seus componentes tentando estabelecer um enfoque integrador que explique a etiologia, evolução e aponte novas linhas de atuação em seu tratamento. Para isso realizou suas buscas nas principais bases de dados, Psycinfo, Medline, Pubmed.


O link para o texto completo se encontra em http://www.archivosdepsiquiatria.es/index.php?journal=adp&page=article&op=view&path%5B%5D=48&path%5B%5D=49

Vale muito a pena o artigo.

Creditos da tradução do resumo e introdução para Prof. Dra. Maria Christina Stroka ( christroka@terra.com.br )

Um comentário:

Daniel F. Gontijo disse...

Não sabia que a cognição social é constituída por diversos componentes (processamento emocional, percepção social, teoria da mente, esquemas sociais, conhecimento social e estilo atribucional). Imagino que o comprometimento em um desses atributos, especialmente os mais básicos (como processamento emocional), deve comprometer os demais.

Tratarei de arquivar o artigo para lê-lo em breve.

Um abraço.