sábado, 14 de novembro de 2009

Controle coercitivo e diluição de punição


http://www.zappinternet.com/video/munPsaWroW/El-ser-humano-es-impredecible


A situação exposta no vídeo demonstra alguns aspectos interessantes. Sidman, M. ( 1989 ) já falava dos efeitos do controle coercitivo e das propriedades e leis que regem os processos de punição positiva e negativa.

No vídeo vemos uma situação de uma festa Rave , provavelmente na Europa. Algumas pessoas sentadas, descansando ou conversando enquanto a musica estava tocando. Nesse cenário, um elemento esta destoando. Um rapaz esta dançando sozinho de forma alucinada o que de fato provoca uma resposta imediata do publico presente, pois muitos estão olhando ,dando risada e fazendo piadinhas.


O rapaz parece nem ligar para os olhares e piadas alheias e continua com sua dança esquisita sozinho. Em determinado momento, outro rapaz se aproxima do dançarino alucinado e começa a dançar com ele, provavelmente para tirar um sarro. O publico que observa tudo continua dando risadas. Em um segundo aparece mais um rapaz pra dançar e as piadas e risadas continuam acontecendo.

O que acontece a seguir é um fenômeno muito interessante. De repente um grupo de pessoas se aproxima, e gradativamente um grupo muito maior começa a aderir e quando percebemos apenas um individuo conseguiu fazer dezenas de pessoas dançarem com ele.


O fenômeno observado pode ser explicado comportamentalmente. O ambiente era altamente coercitivo para apenas uma pessoa se expor, aparentemente muitas pessoas estavam com vontade de estar ali dançando, mas sabiam que poderiam ser punidas por tomar a frente ou se expor aos olhos de um publico que estava sentado e conversando.

Quando observaram o primeiro rapaz dançando alucinadamente sozinho, expuseram de forma clara o controle coercitivo que estava latente no ambiente fazendo as piadas e apontando os dedos dando risada. Quanto um segundo rapaz aderiu à dança, depois o terceiro, o quarto e um grupo pequeno começaram a dançar com o rapaz, esse controle coercitivo foi diluído.


Esse efeito é muito observado em grupos, geralmente todos ficam esperando um primeiro individuo emitir uma resposta especifica com alta probabilidade de punição para ver o que acontece. Quando o rapaz emitiu a resposta de dançar e o risco de punição foi reduzido, outras pessoas aderiram e com uma progressão geométrica, o que era apenas um rapaz acabou se tornando um grande grupo dançante sem medo de punição, já que o controle coercitivo em cima de uma pessoa é forte o bastante para impedir que o grupo o siga, mas uma grande quantidade de indivíduos emitindo uma resposta ( que a principio tem alta probabilidade de punição) reduz drasticamente a possibilidade de punição.

A diminuição de punição explica muitos fenômenos grupais, muitas vezes vemos algo semelhante em torcidas de futebol ou em manifestações sociais. A torcida esta calma, mas basta um começar a inflamar ânimos e de repente toda uma torcida esta lutando, ou então a noção que uma pessoa sozinha protestando é uma agitadora e louca, mas um grupo de pessoas agitadoras e loucas protestando vira manifestação social.

No caso do vídeo, as mesmas pessoas que estavam fazendo piadinhas e rindo do garoto dançando sozinho, foram as mesmas que estavam dançando junto quanto todo um grupo apareceu pra seguir o rapaz dançante.

Algo a ser considerado é o controle verbal que estava acontecendo na hora. O refrão da musica dizia “I got to be unstoppable” ( eu preciso ser imparavel ), e vemos que justamente nas partes do refrão que mais e mais pessoas entravam na brincadeira.


O controle verbal parece ser de fato muito forte quando vemos que a grande maioria do publico adere ao rapaz inicialmente sozinho quando o refrão é cantado, e realmente uma frase de peso como “Eu preciso ser imparavel” exerce um controle muito forte. O rapaz que esta filmando continua cantando o refrão, mesmo depois que a musica acabou. Isso reforça mais ainda que o controle verbal de fato influenciou.

Começa tudo com um tempo (T) grande, com o rapaz dançando sozinho, no primeiro refrão aparece mais um fazendo T/2, outro rapaz em T/4, ai a progressão fica mais visível, em T/8 aparece um grupo de algumas pessoas e em T/16 começa a vir um grupo maior e em T/32 começa a chegar um verdadeiro batalhão de pessoas, terminando com um grande grupo.


O que deixa a progressão com mais força é que todas as pessoas ali presentes são sensíveis ao controle verbal especifico que no caso era a musica eletrônica. Isso potencializou o refrão e a posterior adesão de mais dançarinos ao grupo. Vemos que o comportamento de dançar acaba passando de passível a punição para socialmente reforçado, já que a coesão do grupo dançante precisava ser mantida.


Nesse momento, ficar deitado no chão conversando ou rindo não era mais uma opção, pois o risco de ser pisoteado aumentou muito, enquanto o risco de ser punido por dançar diminuiu muito.


Também é de se considerar, que muitos dançarinos do grupo fossem parados no exame anti dopping. Alterando a sensibilidade a contingencia e diluindo mais ainda a sensibilidade a um estimulo punitivo que tem probabilidade de consequenciar o ato de dançar.

Nenhum comentário: