quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Não se brinca mais como antigamente...


Não se brinca mais como antigamente, isso é uma verdade incontestável. Atualmente com o avanço da tecnologia, as crianças encontram formas de divertimento puramente virtuais dadas por pais que tambem não tem tempo de estar investindo em atividades com seus filhos.
Computadores e video games substituiram completamente os jogos que eram tão conhecidos e praticados, principalmente na decada de 80. Amarelinha, pular corda, queimada, corrida... Uma infinidade de atividades que foram substituidas pela frieza e solidão do mundo virtual da Internet, Computadores e Jogos de Video Games.
É uma pena, pois os jogos ensinam as crianças como lidar com a frustração de uma derrota, aprendem como se comportar socialmente e desenvolvem formas sadias de lidar com a competitividade. Não apenas os jogos mudaram, mas as musicas e até as roupas. Hoje em dia não temos mais crianças e sim, mini adultos. As antigas canções de roda cantadas por gênios da Musica Brasileira como Toquinho e sua inesquecivel canção " Aquarela " foi substituidas pelas musicas carregadas de erotismo e duplos sentidos do Bonde do Tigrão ou da funkeira Tati Quebra Barraco.
As roupas foram modificadas, é comum ver crianças de 5 anos se vestindo como adultos, gravatas, mini saias, sapatos de bico fino e saltos-alto.
A questão principal e o problema é que não existe espaço para crianças serem apenas crianças na sociedade moderna. Desde pequena já é introduzida no mundo virtual da internet, surfando sozinha por bits e mais bits conhecendo apenas nomes ou figurinhas em uma tela de computador. A competitividade é estimulada de forma muitas vezes cruel, buscando a destruição do adversario e não a união de forças ou mesmo a vitória sadia. O velho ditado popular " O importante não é vencer..." caiu em desuso rapidamente e foi substituido quase que totalmente por um outro que diz " Se não vencer, você não é ninguem...".
O resultado de gerações de crianças que foram criadas para serem individualistas é assustador. É importante que as crianças sejam educadas dentro do mundo globalizado e altamente tecnológico dos dias atuais, mas também creio que é necessário treinar os educadores para continuar introduzindo valores éticos e morais para que essa criança não se perca entre o trabalho quase que 24h dos pais e a negligência das escolas.
É algo a se trabalhar muito, principalmente para os Psicólogos e Pedagogos. As crianças não conseguem mais ser crianças e isso em um intervalo de tempo de medio prazo é desastroso.
Por onde andam os brinquedos que até uma decada atrás divertiam de forma saudavel milhões de crianças ao redor do mundo ? Onde estão aqueles jogos que ensinavam as crianças que o importante não era ganhar a qualquer custo ( até ser desonesto ) e sim participar da brincadeira ?? Onde está o espaço onde a criança pode ser apenas criança ?
Realmente...
Não se brinca mais como antigamente.
Marcelo C. Souza
Psicólogo Clinico

4 comentários:

Nicolau Chaud disse...

O maior problema é que as brincadeiras de hoje não exigem imaginação.

Marcelo C. Souza disse...

Na verdade as brincadeiras de hoje como os video games até exigem imaginação e desenvolvem senso de estratégia. O grande problema das brincadeiras atuais como computadores e video games é que nao existe a interação humana entre individuos. Nao existe mais aquela coisa de risadas e diversao em conjunto. Some isso a horas sentada jogando e vera o problemao que vamos enfrentar.
Alem de tudo ja ja foi comentado no artigo, ainda temos que considerar que as crianças comem um monte de coisas caloricas e nao nutritivas na frente do computador aumentando os indices de obesidade, problemas de postura e cardiacos.

A coisa é bem mais complicada do que parece. INfelizmente, ainda não é algo muito discutido.

Abraços

Bala de Goma disse...

Tudo mudou! Definitivamente, vivemos em outro mundo. Não se pode mais ficar na rua,pq hoje existe uma coisa chamada VIOLÊNCIA!Não que antes não existisse, mas hoje ela é mais declarada!
Aí, as mães que antes,eram mães como profissão, hj são bancárias,garçonetes,engenheiras... A criança tem se criado, hoje em dia, longe dos pais. Digo isso pq trabalhei num berçário, numa escola de classe alta,altíssima, e convivi com essa realidade de perto. Eu fui quem vi os primeiros passos de muitas crianças, enqto os pais estavam metidos em seus trabalhos, tão importantes.
O que eu vejo muito hoje é uma criança impessoal. Que não divide brinquedos, pq tem um quarto só seu, e brinca,geralmente,sozinho. Um adolescente crescido na internet,impessoal tbm. Incapaz de deixar o msn e sair para um bate papo real.
Enfim, a tecnologia, ao mesmo tempo que ajuda,atrapalha muito. A modernidade, o crescimento da violência, tudo isso são fatores que devemos levar em conta.
Tenho medo de errar na educação dos meus filhos, quando eu os tiver, mas prometo que farei o possível para que sejam crianças apenas crianças!


Beeeeijos, Dooooctor!

Dotsuto disse...

Marcelo, você está bem enganado quando fala que hoje não existe interatividade entre pessoas que utilizam jogos eletronicos. Temos uma grande gama de jogos ondem é preciso estar presencialmente ou apenas online com seu parceiro. Depende do genero do jogo e do jogo em si.

Alem de uma cumplicidade semelhante as das brincadeiras de antigamente, como as citadas por você. Achei sua postagem interessante mas muito pobre, demonstrando que você desconhece o assunto, o que é uma pena visto que o mercado de jogos eletronicos é um dos maiores do mundo, passando inclusive o de cinema e o de musica.

Existem jogos para os mais diversos tipos de publicos, basta procurar e aidna existem crianças que preferem brincar na rua a jogar video games. Ou você chegou a fazer uma pesquisa para tal conclusão? Existem inumeros artigos que mostram os beneficios de se jogar jogos eletronicos assim como os que mostram os fatos prejudiciais que ocorrem mais quando existe negligencia por parte dos pais e não do jogo em si. Nem mesmo os jogos ditos violentos chegam a ser prejudiciais uma vez em que são classificados para uma faixa etaria. É um problema mais social do que dos jogos em si.

Tente da proxima vez buscar mais referencias no assunto e buscar em comunidades d egamers as significações e sentidos dados pelos mesmos.