sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Depressão



Todos nós já ouvimos falar pelo menos uma vez na vida sobre a depressão. Mas afinal, o que é a depressão ?
Depressão é uma doença multi sintomática. Possui implicações neuro-quimicas e psicológicas intensas. Para a Analise do Comportamento, a depressão se instala quando um individuo perde seus reforçadores que outrora eram sempre disponiveis. Para Freud, a depressão aparece quando um acontecimento real ou imaginario faz com que a pessoa não perceba a perda vivida e confunda com a perda do próprio ego.

Independente das linhas teóricas que a tentam definir, a depressão é uma doença que paraliza o individuo, causando inumeros transtornos. Possui caracteristicas como apatia, irritabilidade, queda na libido, falta de apetite, insonia ou sono excessivo, choro, falta de prazer para atividades que antes lhe agradavam entre outras. É muito importante salientar que a Depressão não é falta de força de vontade e é uma doença séria que pode levar a morte. Ela alem de ter implicações psicologicas e sociais fortissimas ainda possui fundo neuro quimico, as pessoas simplesmente não tem controle sobre seus atos e sentimentos quando o desequilibrio quimico e psicologico é intenso. Mais de 60% dos suicídios são atribuíveis a depressão. A maioria das pessoas deprimidas não procura tratamento médico e, das que procuram, apenas metade são diagnosticadas como tal.

O médico Gil Serra Regalino lembra que a maior parte das pessoas que apresentam quadro de depressão sequer tem noção da doença. “Problemas mal resolvidos vão se acumulando e causando uma pressão interior tão grande, um grau de insatisfação e frustração tão intenso, que a pessoa não enxerga mais a ‘luz no fim do túnel’. Muitas vezes não enxerga nem o próprio túnel, ou seja, o ambiente que está causando aquele estado emocional depressivo”.

Existem diversos tipos de depressão como a Depressão Maior, Depressão Bipolar, Distimia, Depressão Reativa, etc...

A depressão é tratavel quando bem diagnosticada por um psicologo ou um psiquiatra competente e qualificado para tal. Muitas vezes a depressão não é uma causa e sim um sintoma de outra doença como o Hipotiroidismo. É necessario um bom profissional para o diagnóstico.O tratamento é feito pelo Psicologo e pelo Psiquiatra com antidepressivos se necessário. A psicoterapia é extremamente eficiente nos casos de depressão, principalmente as abordagens Comportamentais ou Comportamentais cognitivas. A medicação nem sempre é necessária, porem cada caso é um caso e somente um Medico Psiquiatra pode receitar medicamentos.

Na duvida, se tiver um amigo ou um parente com algum dos sintomas caracteristicos da Depressão é sempre importante tentar fazer a pessoa procurar um psicologo ou psiquiatra qualificado para que se verifique a possibilidade de uma depressão e com isso poder começar o tratamento mais adequado o mais rapido possivel.

Marcelo C. Souza
Psicólogo

4 comentários:

Bala de Goma disse...

No meu ponto de vista, a depressão é tida como "desculpa",pelo fato de mtas pessoas,sem mesmo ir ao médico,atribuirem sua tristeza à depressão!
Aí te pergunto: o que de fato caracteriza a depressão!?

Beeeijos,
Andrezza

Marcelo C. Souza disse...

Ola Andrezza

Não podemos generalizar uma relação de causalidade ou de igualdade entre Tristeza e Depressão assim como nao podemos falar em "desculpa".

Veja que a tristeza não deixa de ser humor deprimido, o que caracteriza a depressão como patologia mesmo é o estado prolongado de humor deprimido, alem de uma visão negativa de si, do mundo e do futuro.

Alem disso, nos quadros de Depressão temos alem de humor deprimido na maior parte do tempo uma sintomatologia bem caracteristica como insonia ou excesso de sono, pesadelos, choro frequente e desequilibrio nos niveis de serotonina no cerebro.

O diagnóstico de Depressão só pode ser dado por um psicólogo ou medico psiquiatra que são os especialistas treinados para tal.
Envolve entrevistas, inventarios e levantamento de historia de vida do cliente.

Nunca podemos confundir tristeza com depressão pois a depressão maior é uma doença grave que não tem controle ativo do cliente, o que em muitos casos explica o suicidio, pois ele perde o controle dos proprios atos, principalmente na depressão reativa com sintomas psicóticos.

No caso voce diz que a depressão pode ser uma desculpa para o humor deprimido, mas o que seria essa desculpa ? Na verdade existem pessoas que sentem o impacto de um evento doloroso e conseguem lidar com isso e continuar a vida. Outras pessoas de acordo com as contingencias, historia de vida, historia de reforçamento e punição entre outras coisas, não conseguem lidar com a dor e nem continuar a vida. Talvez comportamentalmente essa seja a principal diferença entre depressão e uma tristeza.

Abraços

Anônimo disse...

Muitas pessoas não procuram médico pq não adianta mesmo. É perda de tempo e, principalmente, de dinheiro. Depressão é doença da alma e como tal só cuidando dela se pode resolver. Nunca provaram que depressão seja química, e uma prova de que isso é mentira é que antidepressivos não curam ninguém.

soneca disse...

Marcelo você esta cometendo um erro de categoria, segundo o paradigma da paramecanica de Ryde. Ex como você diz dque come frutas no café da manhã assim como: banana,goiba, mamão e frutas....e ainda mais inferindo uma dualida e atribuindo como causa e entidade causadora um nome de uma classe de respondentes comportamentais.como a "depressao pode causar e ser causa ao mesmo tempo???
um abraço,
Jônatas Costa