quarta-feira, 7 de março de 2012

Pessoas imediatistas são mais agressivas quando bêbadas


Pesquisadores encontraram um traço de personalidade particular que pode fazer com que algumas pessoas fiquem mais agressivas quando bêbadas: o foco no presente, com pouca consideração para as consequências tardias.
Em um estudo publicado em dezembro no Journal of Experimental Social Psychology, cerca de 500 participantes responderam a uma escala sobre sua consideração a respeito de consequências futuras. Em seguida, alguns participantes receberam um suco com uma bebida forte, e outros receberam suco com pequena quantidade de álcool, porém, com uma substância que dava impressão de uma bebida mais forte. Todos achavam que estavam bebendo várias bebidas misturadas.
Na etapa seguinte, todos os participantes jogaram em um programa de computador baseado em choques elétricos, contra um adversário (que não existia) do mesmo sexo. Como resultado, os participantes bêbados cuja escala apontou imediatismo lançaram choques nos adversários com mais frequência que outros participantes de mesmo escore que haviam bebido placebo. Nos participantes com foco no futuro, a embriaguez teve pouco efeito.
Segundo o autor do estudo, Brad Bushman, “se você considerar cuidadosamente as consequências de suas ações, é pouco provável a embriaguez fazer você ficar mais agressivo do que normalmente você é.”

Fonte: Livescience

Nenhum comentário: